Powered By Blogger

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Projeto Institucional Horta

Em nosso Cmei estamos desenvolvendo o Projeto Horta, o qual iniciou com a participação das famílias em um sábado de integração e atualmente esta sendo contemplado em nossos planejamentos diários com todas as turmas.






 









Semana da Criança 2011

Na Semana de 10 a 14/10 nosso Cmei organizou diversos momentos com brincadeiras,um baile a fantasia e uma deliciosa mesa de doces em comemoração ao Dia das Crianças.
























Xadrez na Educação Infantil

Em nosso Cmei estamos desenvolvendo este ano o Projeto Xadrez na Educação Infantil,onde pretendemos apresentar o jogo de xadrez de maneira lúdica.
Toda aprendizagem requer atenção,e sem dúvida essa é uma das qualidades mais importantes encontradas entre os jogadores de Xadrez, essa qualidade tende a tornar seus praticantes observadores qualificados,mais cuidadosos com seus detalhes,mais criteriosos e capazes em suas decisões.

Área de Formação: Pensamento Lógico Matemático

Objetivos

Desenvolver a atenção e raciocínio lógico.
Apresentar e familiarizar as crianças com as crianças com as peças que compõem o jogo de xadrez.
Ensinar a movimentação de cada peça conforme as regras oficiais do xadrez.
Propiciar a troca de conhecimentos integrando as famílias no desenvolvimento e aplicação do projeto.

Estratégias

Envolver o jogo e suas peças em uma história,transformando as peças em personagens.
Filme “ Uma aventura no reino do xadrez”.
Xadrez humano.
Utilização de tabuleiros oficiais.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Canto do Computador


 
As atividades que estamos desenvolvendo no computador na turma do Pré ocorrem diariamente, estão sendo contempladas em nosso planejamento diário, sendo ofertadas como um canto de atividades diversificadas, no qual as crianças tem a autonomia de escolher os softwares e também um colega, pois as atividades são sempre realizadas em duplas.Em alguns momentos,organizamos as duplas, procurando deixar uma criança que tem mais facilidade de utilizar o computador com outra que não tenha muito conhecimento,desta maneira proporcionando a interação e troca de informações entre elas.
            Ao longo deste trabalho contatamos que a maioria das nossas crianças, já conhecem o computador, já sabem manusear o mouse e demonstram autonomia na escolha dos softwares e como utilizá-los de maneira correta.
            Em nossa sala o canto do computador já faz parte de nossa rotina diária, e com essa prática esperamos que até o final do ano todas as nossas crianças conhecem todos os softwares, saibam utiliza-los,pois desta maneira a proposta do trabalho com o computador seja efetivado,se tornando uma ferramenta pedagógica nas atividades relacionadas a todas as Áreas do Conhecimento de maneira lúdica e despertando a cada dia mais a imaginação e a criatividade.