CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL – ARAGUAIA
PROFESSORAS: SANDRA, ROSE VANESSA.
TURMA: PRÉ
PEDAGOGA: LIGIA DOS SANTOS BIATO
ÀREA DE FORMAÇÃO: PENSAMENTO LÓGICO MATEMÁTICO
TEMPO DE DESENVOLVIMENTO: 02 MESES, A SEQUÊNCIA SERA REALIZADA 02 VEZES POR SEMANA.
SEQUENCIA DIDÁTICA: MONTANDO E BRINCANDO COM JOGOS
OBJETIVOS: AMPLIAR RELAÇÕES QUANTITATIVAS, GRADATIVAMENTE O CONCEITO DE NÚMERO.
1ª ETAPA
APRESENTAR ÀS CRIANÇAS UM DADO PARA QUE ELAS EXPLOREM E
EXPLICAR SUA FUNÇÃO E SUAS CARACTERÍSTICAS A NOÇÃO DE NÚMERO, TAMANHO, FORMA E NÚMERO DE FACES.
DEIXAR QUE AS CRIANÇAS MANIPULEM DIFERENTES DADOS E FAÇAM
COMPARAÇÕES ENTRE OS MESMOS.
2ª ETAPA
RELEMBRAMOS COM AS CRIANÇAS A FUNÇÃO DO DADO E PROPOMOS A
CONFECCÇÃO DE DOIS DADOS COM AS ELAS DE CAIXA DE LEITE PARA A CONFECÇÃO DOS DADOS CADA CRIANÇA PARTICIPOU ENCHENDO AS CAIXAS DE LEITE COM REVISTAS.
DESENVOLVIMENTO: JOGO DAS DADOS
NESTE DIA, DIVIDIMOS A TURMA EM DOIS GRUPOS , CADA GRUPO TINHA
UMA CAIXA COM A MESMA QUANTIDADE DE TAMPINHAS DE GARRAFA.
CADA GRUPO ESCOLHEU UMA CRIANÇA PARA COMEÇAR O JOGO, OS
DOIS ESCOLHIDOS JOGARAM OS DADOS AO MESMO TEMPO, AQUELE QUE
TIRASSE A QUANTIDADE MAIOR, PEGARIA O NÚMERO DE TAMPINHAS
CORRESPONDENTE AO NUMERAL.
GANHAVA O GRUPO QUE CONSEGUISSE O MAIOR NÚMERO DE TAMPNHAS.
3ª ETAPA
EXPLICAMOS PARA AS CRIANÇAS COMO SERIA O JOGO DAS MAÇÃS.
DA ÁRVORE E DAS MAÇÃS PARA A REALIZAÇÃO DO JOGO.
DESENVOLVENDO
DESENVOLVIMENTO: JOGO DAS MAÇÃS
FOI DESENHADO UMA ÁRVORE E 12 MAÇÃS EM PAPELÃO QUE FORAM
DECORADAS PELAS CRIANÇAS. A TURMA FOI DIVIDIDA EM DOIS GRUPOS ,
E EM DUPLAS, UMA CRIANÇA DE CADA GRUPO POR VEZ JOGAVA O DADO
E COLOCAVA NA ÁRVORE O NÚMERO QUE TIROU CORRESPONDENTE DE
MAÇÃS.
DESENVOLVIMENTO: JOGO DAS MAÇÃS
FOI DESENHADO EM PAPELÃO UMA ÁRVORE E 12 MAÇÃS QUE FORAM
DECORADAS PELAS CRIANÇAS.
4ª ETAPA – JOGO DA PIZZA
DISPOMOS AS CRIANÇAS EM CÍRCULO E EXPLICAMOS COMO SERIA O JOGO
DA PIZZA E QUE SERIA NECESSÁRIO PARA A CONFECÇÃO JOGO.
PUDESSEMOS INICIAR A CONFECÇÃO DO JOGO.
DESENVOLVIMENTO: JOGO DA PIZZA
QUATRO PARTES IGUAIS, EM CADA PARTE COLAMOS 20 CÍRCULOS NA
CORES AMARELO, VERMELHO, BRANCO E LARANJA EM TNT, EM SEGUIDA
A CRIANÇA JOGAVA O DADO E O NÚMERO QUE TIRASSE SERIA O NÚMERO DE TAMPINHAS QUE DEVERIA COLOCAR NO JOGO. AS TAMPINHAS ERAM DA MESMA COR DOS CÍRCULOS. O JOGO TERMINAVA QUANDO A CRIANÇA COLOCASSE TODAS AS SUAS TAMPINHAS, AS QUAIS SÃO A REPRESENTAÇÃO CONCRETA DO NÚMERO QUE CADA CRIANÇA TIRA AO JOGAR O DADO E COLOCA NO JOGO.
UTILIZAMOS COMO REFERÊNCIA O JOGO DO CARACOL, O QUAL CADA CRIANÇA JOGA UM DADO E O NÚMERO CORRESPONDENTE QUE ELA TIRA, É O NÚMERO DE CASAS QUE DEVE ANDAR, A CRIANÇA QUE CHEGAR AO FINAL DO CARACOL PRIMEIRO GANHA O JOGO.
5ª ETAPA – KIDSMART – CASA DA MATEMÁTICA DA MILLIE – JOGO: QUAL É O NÚMERO?
NESTA ETAPA APÓS TERMOS OFERTADO DIVERSOS JOGOS QUE TINHAM COMO OBJETIVO RELACIONAR O NÚMERO A QUANTIDADE, UTILZAMOS O JOGO QUAL É O NÚMERO, NO QUAL AS CRIANÇAS MOSTRARAM NA PRÁTICA OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS PARA FAZEREM O QUE É SOLICITADO NESTE JOGO.
AVALIAÇÃO
FAREMOS A AVALIAÇÃO POR MEIO DE PAUTA DE OBSERVAÇÃO E ANOTAÇÕES DURANTE AS ETAPAS PARA AVALIAR SE AS CRIANÇAS:
- CONHECEM E REPEITAM AS REGRAS DE CADA JOGO.
- UTILIZAM OS PROCEDIMENTOS PARA JOGAR .
- RELACIONAM A QUANTIDADE AO NÚMERO.
VANESSA MARTINS SALES
DURANTE A REALIZAÇÃO DESTA SEQUÊNCIA PROPOSTA, PUDEMOS OBSERVAR A SATISAÇÃO DA TURMA PRINCIPALMENTE NO USO DO KIDSMART, QUE TAMBÉM VEIO PARA AUXILIAR NO PLANEJAMENTO COMO UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA A MAIS EM SALA DE AULA.
SANDRA FERREIRA PINHO
PERCEBEMOS QUE AO PLANEJAR AS ETAPAS DESTA SEQUÊNCIA NOSSOS OBJETIVOS FORAM ALCANÇADOS COM OS JOGOS PROPOSTOS E PRINCIPALMENTE MAIS FACILMENTE DESENVOLVIDO COM A UTILIZAÇÃO DO KIDSMART DE MANEIRA LÚDICA E INOVADORA PARA NOSSO TRABALHO.
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